domingo, 28 de junho de 2015

Polvo à Lagareiro

À parte de todas as invenções e experiências novas que gosto de fazer ao fogão, há sempre um tipo de comida de que gosto particularmente: a comida típica portuguesa. Os temperos à base de azeite, o pão a acompanhar a refeição, os enchidos, a variedade de legumes e frutas que variam ao longo do ano e a riqueza de sabores que se consegue num só prato. Tudo isto me faz pensar na sorte que tenho de ter nascido neste nosso país com uma riqueza gastronómica tão grande. E já nem é preciso dizer que hoje trago uma receita bem portuguesa: o polvo à lagareiro. É algo que não como muitas vezes devido ao preço do polvo mas que, talvez por isso mesmo, sabe muito bem quando como. 

Ingredientes:
1 polvo (cerca de 1,5 kg)
800 g de batatas pequenas para assar
1 cebola
1 ramo de salsa
4 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.



Preparação:
Começar por cozer o polvo. Idealmente, o polvo deve ser congelado antes de cozinhar, para que fique mais tenro. A cozedura deve ser feita numa panela com pouca água e uma cebola com casca. Deixar cozinhar cerca de 1h30.
Enquanto o polvo coze, lavar bem as batatas e colocá-las num tabuleiro de ir ao forno, cobertas com bastante sal. Levar a assar a 200ºC, cerca de 45 minutos. Depois de assadas, dar um murro em cada batata (se estalarem estão no ponto).
Quando o polvo estiver cozido, escorrê-lo bem e colocá-lo numa assadeira, juntamente com as batatas. Regar tudo com bastante azeite, juntar o alho e a salsa picados e uma pitada de pimenta. Levar ao forno por mais 20 minutos a 220ºC. Servir acompanhado de uma bela salada de alface.



Sem comentários:

Enviar um comentário