quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lasanha à Bolonhesa

Porque a vida não se faz só de receitas saudáveis, apesar dos cuidados que tenho diariamente com a alimentação, também gosto de fazer as chamadas "refeições do lixo". Normalmente, ao fim de semana, quando estou mais tempo por casa e tenho a despensa repleta de coisas boas às quais não consigo resistir. ;) E no ultimo fim de semana, na minha despensa, encontrei uns pacotes de molho Bechamel a aproximarem-se do fim da validade. Imediatamente na minha cabeça surgiu a ideia da magnífica lasanha à bolonhesa. Atenção que tive que pedir autorização à senhora minha mãe para divulgar aqui esta receita, pois é da autoria dela e foi-me passada assim que comecei a cozinhar sozinha. É, portanto, um prato que para além do seu sabor espectacular tem também uma cargazinha emocional. E que boa estava a desta vez!

Ingredientes:
1/2 kg de carne de vaca picada
1 cx. de placas de lasanha
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de cogumelos
1 pacote de Knorr 1, 2, 3 Sabor Lasanha (em alternativa, 1 frasco de molho Q.B. Original)
1 pacote grande de Bechamel
Queijo ralado q.b.
Azeite q.b.

Preparação:
Num tacho, fazer um refogado com o azeite e com a cebola e os alhos picados. Quando a cebola começar a ficar translúcida, juntar a carne picada e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando. Passado um pouco, acrescentar os cogumelos. Depois, colocar o Knorr e a água pedida na embalagem do mesmo (ou colocar apenas o molho Q.B. e temperar de sal, pimenta e salsa). Deixar levantar fervura, retificar os temperos e retirar do lume.


Montar a lasanha num tabuleiro, colocando uma camada de carne, outra de placas de lasanha e assim sucessivamente. A primeira e a última camadas devem ser de carne. Cobrir a lasanha com o Bechamel e este com o queijo ralado. Levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, cerca de 40 minutos, coberta com folha de alumínio. Findo esse tempo, retirar o alumínio e deixar gratinar cerca de 10 minutos. Servir de imediato. 


Nota: A meio das camadas pode também colocar-se um pouco do Bechamel.

1 comentário:

  1. Que bonita, só de olhar já faz crescer água na boca e conhecendo o sabor, apetece dar umas garfadas

    ResponderEliminar