domingo, 13 de setembro de 2015

Arroz de Pato

Um dia mais ventoso e de cara feia já pede aquela comidinha de conforto que aquece o estômago e a alma. O arroz de pato é, para além disso, mais um daqueles pratos tipicamente portugueses e que nos conforta de uma forma especial por sabermos que estamos a comer aquilo que faz parte da nossa tradição. E como é uma receita deliciosa, tinha que ter um lugar aqui no blog.



Ingredientes:
1/2 pato
1,5 canecas de arroz vaporizado
1 cebola
1 cenoura grande
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
1 chouriço de carne
1 naco de bacon

Preparação:
Colocar numa panela o pato, com água a cobri-lo, a cenoura cortada em cubos grandes, a cebola em meias-luas, a folha de louro, o vinho e um pouco de sal. Deixar cozer em lume brando até o pato estar tenro. Retirar o pato, sem desligar o fogão, deixá-lo arrefecer e desfiar a carne. Na água da cozedura, ainda a ferver, colocar o arroz, mais um pouco de sal e a pimenta. Desligar o fogão antes do arroz estar completamente cozido, não deixando absorver o caldo por completo e retirar o louro.


Num tabuleiro de ir ao forno, dispor camadas de arroz e de pato, sendo a última de arroz, Decorar com rodelas de chouriço e fatias de bacon a gosto. Levar ao forno a gratinar por 15-20 minutos, até ficar dourado e estaladiço por cima.




Sem comentários:

Enviar um comentário