quarta-feira, 5 de abril de 2017

Homemade #6 - Massa Quebrada

Experiências, experiências! É destas coisas que eu gosto na culinária: arriscar com coisas novas! Sim, eu sei, encontra-se massa quebrada à venda em qualquer supermercado e é tão fácil pegar num rolo já esticadinho e rechear. E claro, são ótimas opções para quando se resolver fazer uma coisa em cima do joelho e não há tempo para mais. Mas se formos fazer contas, um rolo de compra sai caríssimo e ultimamente as opções económicas contam muito! E para além disso, a comidinha sai sempre mais saborosa quando pomos toda a nossa dedicação nela. 
Desta vez a massa foi usada para uma quiche que prometo que publico depois. A receita é muito simples de seguir e não é preciso grandes truques para a massa sair bem.

Ingredientes:
250 g de farinha 55 sem fermento
125 g de manteiga fria aos pedaços
50 ml  de água
1 gema de ovo
1 pitada de sal (caso a manteiga não o tenha)
35 g de açúcar (opcional, apenas para receitas doces)

Preparação:
Numa taça, juntar a farinha, o açúcar e o sal (se for caso disso) e misturar. Juntar a manteiga e misturar com as pontas dos dedos, desfazendo a manteiga na farinha até formar uma espécie de areia grossa. 

Adicionar a gema do ovo (guardei a clara para juntar à quiche) e a água e continuar a misturar com as mãos até se conseguir moldar uma bola.
Enrolar em película aderente e colocar no frigorífico no mínimo por duas horas (deixei durante a noite).

Retirar do frigorífico uns momentos antes de utilizar. Depois é só esticar, deixando com a espessura que se preferir, rechear e levar ao forno a 180ºC cerca de 25 a 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário