domingo, 29 de maio de 2016

Hambúrgueres de lentilhas e grão

Desde que comecei estas experiências de hambúrgueres vegetarianos que tenho feito combinações diferentes e tentado sabores novos. Este foi completamente criado por mim, baseando-me mais ou menos nos anteriores. A lentilha é um alimento bastante nutritivo, com muito ferro e muito saciante. O grão de bico dá um sabor muito bom. E para completar ainda leva umas sementinhas para dar um toque mais crocante.

Ingredientes:
1 cháv. de lentilhas cozidas
1 cháv. de grão de bico cozido
3 colh. de sopa de linhaça moída
2 colh. de sopa de sementes de chia
2 colh. de sopa de sementes de sésamo
2 colh. de sopa de sementes de girassol
Sal e pimenta q.b.
1 colh. de chá de alho em pó
1 colh. de chá de pimentão doce
1 colh. de café de cominhos
Salsa picada q.b.


Preparação:
Reduzir a puré as lentilhas e o grão de bico (eu fi-lo mesmo com um garfo porque não tenho picadora, mas se tiverem melhor!). Acrescentar os restantes ingredientes e envolver bem até ter uma massa homogénea. Levar esta massa ao frio cerca de 45 minutos para ficar mais firme. Decorrido esse tempo, moldar os hambúrgueres e dispô-los num tabuleiro de ir ao forno, sobre papel vegetal. Cozinhar no forno pré-aquecido, a 200ºC, até estarem tostadinhos (cerca de 20 minutos de cada lado). Pode servir-se no prato ou no pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário