sexta-feira, 1 de maio de 2015

Bolo de Maçã Escondida

Desde cedo que comecei a mostrar gosto pela cozinha. As minhas primeiras experiências culinárias foram ao nível dos bolos, ainda sem que a minha mãe me deixasse mexer no forno para não me queimar. Eu procurava receitas na internet, pedia-lhe os ingredientes, trabalhava a massa e ela tratava da parte de cozer o bolo. De entre essas primeiras receitas houve uma que foi especialmente apreciada cá em casa. Ainda hoje é um dos bolos de eleição e é tão simples de fazer. Como sempre, à receita original acrescentei umas pequenas alterações e, assim, surgiu este bolo de maçã escondida que de escondida só tem mesmo o nome.



Ingredientes:

1 maçã reineta grande
200 gr de açúcar
1 col. chá de canela
4 ovos
220 gr de farinha

200 gr de margarina
1/2 copo de vinho do Porto
Nozes q.b. (opcional)


Preparação:
Descascar as maçãs e cortar em fatias finas. Misturar cerca de 20 gr de açúcar com a canela, deitar sobre as maçãs e reservar.
Preparar uma massa com a margarina (aquecida), o restante açúcar, os ovos e a farinha. Colocar o Vinho do Porto e, se desejar, as nozes e envolver tudo muito bem. Deitar o preparado numa forma untada com margarina e farinha. Introduzir as fatias de maçã na massa, na vertical, enterrando-as bem. Levar ao forno pré-aquecido a 180º e deixar cozer durante cerca de 45-60 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário